Os índices multi-ativos acompanham várias classes de ativos, abrangendo normalmente a renda variável e a renda fixa, por meio de diversas combinações, a fim de refletir o desempenho do mercado em diferentes níveis de risco. Os índices de alocação de ativos são comumente oferecidos como uma série de índices individuais com uma metodologia única.
Por exemplo, os S&P Target Risk Indices representam uma combinação de classes de ativos selecionadas para medir a exposição consistente a um nível específico de risco, com uma transição progressiva de uma posição conservadora para uma agressiva.
Um tipo específico de índices de alocação de ativos, conhecido como índice com data-alvo (target date), reajusta de forma gradual seus componentes ao longo do tempo, no intuito de medir uma carteira com um nível de risco que diminui à medida que sua data-alvo ou data final se aproxima (por exemplo, a data de aposentadoria).
Os produtos de investimento, especificamente ETFs, que estão vinculados a esses índices de estratégia simplificam a tomada de decisões sobre a alocação de ativos. Os investidores geralmente os utilizam em contas de poupança para aposentadoria, tais como fundos401 (k), ou como uma opção de investimento em uma conta de poupança para financiamento da faculdade. No entanto, visto que estes produtos estão vinculados ao desempenho de índices, não é possível garantir um retorno positivo, especialmente durante um período de recessão do mercado.