Ícones: o S&P 500® e o Dow®

O Dow Jones Industrial Average (o Dow ou DJIA) e o S&P 500 são, por excelência, os benchmarks do mercado. Ambos formam a base de diversos produtos de investimento, são publicados pela S&P Dow Jones Indices e acompanham as ações de empresas de grande tamanho dos EUA.

AS MEDIDAS ORIGINAIS DO MERCADO

O Dow e o S&P 500 possuem longas e renomadas histórias.

Charles Dow começou a calcular a média diária de 12 principais ações industriais em maio de 1896, como um complemento para o Dow Jones Transportation Average™, que ele tinha criado em 1884. Dow utilizou ambas as médias para acompanhar as tendências do mercado. Em 1916, foram adicionadas 8 ações, e mais 10 em 1928, elevando o total para 30, onde permanece até hoje. Do ponto de vista de Charles Dow, esta média dos preços das ações serviria como benchmark do mercado, um papel que ela continua a desempenhar até hoje. Contudo, o que mudou, juntamente com o tamanho e a complexidade do mercado que o índice acompanha, é que o Dow já não se limita às ações industriais.

Em 1923, na tentativa de refletir as tendências do mercado, a Standard Statistics Company desenvolveu seu primeiro índice de ações. Este precursor do S&P 500 acompanhava 233 ações americanas e era calculado semanalmente. Em 1926, este índice foi reformulado como o Composite Stock Index, que acompanhava 90 ações e era calculado de forma diária. Ao longo do tempo, o número de valores cresceu e a frequência de cálculo aumentou, até que em março de 1957 o S&P 500 teve sua estréia no formato atual.

Quanto à sua construção, tanto o Dow quanto o S&P 500 acompanham ações de alta capitalização dos Estados Unidos. Os componentes do Dow são empresas reconhecidas e de grande tamanho que geralmente são chamadas de blue chips. Do mesmo modo, o S&P 500 acompanha as maiores empresas das principais indústrias no segmento large cap do mercado. Todas as ações que fazem parte do Dow estão normalmente incluídas no S&P 500, onde representam geralmente entre 25% e 30% do valor de mercado.

Seleção de Ações

Desde sua introdução no mercado, o Dow e o S&P 500 incluíram empresas do segmento de alta capitalização do mercado americano de valores.

A decisão final sobre quais ações são incluídas é feita por um comitê criado pela S&P Dow Jones Indices: o “Averages Committee” no caso do Dow e o “U.S. Index Committee” no caso do S&P 500.

Embora a seleção de ações do Dow não dependa de um conjunto estrito de regras, o comitê se concentra na reputação das empresas elegíveis, seu histórico de crescimento contínuo, o interesse que geram nos investidores e os setores que representam dentro do mercado mais amplo. Nos últimos 15 anos, por exemplo, foram adicionadas diversas empresas de tecnologia o que mostra o crescimento deste setor no mercado de capitais dos EUA.

No entanto, ações de empresas de serviços públicos e de transporte não fazem parte do Dow, já que elas possuem seus indicadores próprios: o Dow Jones Utility Average e o Dow Jones Transportation Average.

O processo de seleção do S&P 500 é regido por critérios quantitativos (incluindo viabilidade financeira, free float, liquidez adequada e tipo de empresa), que determinam a elegibilidade de um título. O papel do comitê é escolher entre aquelas ações que cumprem com os critérios de seleção, levando em conta os setores que representam. Entre os principais requisitos estão que uma empresa tenha uma capitalização de mercado suficientemente alta para ser classificada como uma ação de grande porte. Ela também deve ter um número suficiente de ações em circulação, ou uma porcentagem de ações disponíveis para negociação pública. Você pode ver os limites atuais para ambos os critérios no factsheet do S&P 500.

À Primeira Vista: o Dow vs. o S&P 500

vs
O DOW
S&P 500
DATA DE LANÇAMENTO
26 de maio de 1896
4 de março de 1957
COMPONENTES
30
500
SETORES
Exclui os setores de transporte e serviços públicos (que são medidos por outros índices Dow Jones)
Abrange todos os principais setores dos EUA
CRITÉRIOS DE SELEÇÃO
Empresa de alta capitalização
Excelente reputação
Crescimento contínuo
Gera grande interesse nos investidores
Contribui para o equilíbrio entre setores
Capitalização de mercado classificada como “alta”
Liquidez suficiente
Free float suficiente
Viabilidade financeira/ganhos
Contribui para o equilíbrio entre setores
PONDERAÇÃO
Ponderado pelo preço
Ponderado por capitalização ajustada ao free float
FREQUÊNCIA DE REVISÃO
Conforme seja necessário, mas muito baixa a fim de manter a continuidade do índice
Conforme seja necessário

Processo de Revisão

Tanto o Dow quanto o S&P 500 são revisados periodicamente para garantir que seus componentes cumpram com os critérios de seleção, mas as alterações na composição do índice podem ser geradas por outros fatores.

Os componentes do Dow são revisados conforme seja necessário. A fim de manter a continuidade, as mudanças são pouco comuns e a substituição de uma ação geralmente requer uma mudança considerável no negócio principal de uma empresa ou uma operação importante, tal como uma aquisição.

As alterações ao S&P 500 são geralmente feitas em resposta a eventos corporativos e mudanças no mercado, e podem ser feitas em qualquer momento. A metodologia do índice fornece diretrizes específicas para a exclusão de uma empresa, por exemplo, se sua ação tiver sido removida de uma bolsa de valores ou se a companhia declarar falência. Um substituto é então selecionado a partir da lista de valores elegíveis.

Ponderação

Uma diferença fundamental entre o Dow e o S&P 500 é o método utilizado para ponderar as ações que os compõem.

O Dow é ponderado por preços, ou seja, as variações nos preços das ações de maior valor têm maior impacto no nível do índice do que as variações nos preços das ações de menor valor. Esta metodologia tem provocado que, ao longo dos anos, ações extremamente caras não tenham sido incluídas no Dow. O motivo é que as mudanças nos preços de tais ações poderiam exercer uma influência demasiado grande sobre o índice, fazendo com que o Dow fosse uma medida menos confiável do desempenho geral do mercado.

O S&P 500 é um índice ponderado por capitalização ajustada ao free float, que é uma medida do tamanho de uma empresa calculada mediante a multiplicação do preço de um título por seu número de ações em circulação, ajustada ao free float da empresa. Quanto maior for a capitalização ajustada ao free float de um ação, maior será o impacto que uma mudança no valor desse título terá no nível do índice.

O que é free float?

Free float se refere às ações de uma empresa que estão disponíveis para serem negociadas publicamente. Não fazem parte do free float grandes conjuntos de ações que não são negociadas, tais como aquelas adquiridas por fundadores ou executivos de empresas ou por entidades governamentais. Estas ações são excluídas do cálculo de um índice ponderado por capitalização ajustada ao free float, a fim de representar de boa forma o papel que cada componente do índice desempenha no mercado.

Cálculo

Tanto o Dow quanto o S&P 500 são calculados mediante a divisão de um numerador por um divisor.

No caso do Dow, o numerador é a soma dos preços de seus componentes. No caso do S&P 500, o numerador é a soma dos valores de mercado de seus componentes.

Ambos os índices têm seu próprio divisor, que é ajustado regularmente para manter constante o nível dos índices. Os ajustes têm o objetivo de controlar alterações como a exclusão de um componente e a adição de outro, as quais poderiam gerar uma alta ou uma queda considerável no nível de índice. Um ajuste de divisor também será necessário quando uma ação do Dow for dividida e seu preço diminuir.

Tanto o Dow quanto o S&P 500 são calculados de duas formas: como índices de retorno de preço e índices de retorno total. A diferença é que um índice de retorno total leva em conta o impacto de reinvestir os dividendos pagos pelas ações que compõem o índice.

Desempenho

Historicamente, o desempenho do Dow e do S&P 500 tem apresentado uma correlação elevada, aumentando e caindo em resposta aos mesmos estímulos do mercado.

Essa correlação não deveria nos surpreender, já que ambos os índices procuram exposições semelhantes. Eles também tendem a registrar níveis parecidos de volatilidade, embora não idênticos. Contudo, há diferenças importantes no desempenho de ambos os benchmarks, que refletem diferenças em sua composição e estilo.

O Dow contém muito menos ações do que o S&P 500 e, como resultado, pode apresentar maior risco. Entretanto, às vezes perdeu menos valor do que o S&P 500 em mercados com baixo desempenho, como 2009, e às vezes ganhou menos em mercados fortes, como 2013 e 2019. Nestas circunstâncias, um fator que contribui é que historicamente o Dow tem sido um pouco mais orientado para o fator valor, acompanhando empresas de grande porte bem estabelecidas, cujos preços podem tender a ser menos voláteis.

Embora o S&P 500 tenha uma maior diversificação que o Dow, ele é mais volátil. Isso acontece, em grande parte, devido a que o S&P 500 inclui um número elevado de empresas de menor tamanho, cujos preços normalmente variam de forma mais drástica e frequente do que os preços das ações de maior capitalização incluídas no índice. Este nível mais alto de volatilidade ajuda a compreender por que o S&P 500 pode registrar perdas consideráveis em mercados com baixo desempenho, como os de 2001 e 2009, mas ao mesmo tempo pode atingir ganhos apreciáveis em mercados sólidos, como em 2013 e 2019.

Não há dúvidas de que o Dow e o S&P 500 têm algumas diferenças, mas aquilo que eles compartilham é infinitamente mais importante: integridade e confiabilidade, além de um longo histórico como indicadores informativos do desempenho do mercado de valores.

Você completou o Capítulo 7.

Agora, teste seus conhecimentos respondendo a um breve questionário.

01 Como são ponderadas as empresas que fazem parte do Dow?
02 Qual das seguintes características o S&P 500 e o Dow têm em comum?
03 Qual das seguintes afirmações é a melhor descrição do desempenho relativo histórico do Dow e o do S&P 500?
04 Qual das seguintes afirmações é a melhor descrição do processo de adição e eliminação de ações do S&P 500?
05 Qual das seguintes é uma diferença fundamental entre o Dow e o S&P 500?
A sua pontuação é
Processando ...