O Padrão Global de Classificação Industrial (GICS®) foi desenvolvido em 1999 pela S&P Dow Jones Indices e a MSCI. A metodologia do GICS visa aprimorar a análise de investimentos e o processo de gestão de ativos para os profissionais financeiros em todo o mundo. Ela é o resultado de numerosas discussões com proprietários de ativos, gestores de carteiras e analistas de investimentos ao redor do mundo. Foi criada em resposta à necessidade da comunidade financeira global de ter definições industriais precisas, completas e padronizadas.

A metodologia do GICS é amplamente aceita como uma estrutura de análise da indústria para a pesquisa sobre investimentos, gestão de carteiras e alocação de ativos. A sua abordagem abrangente das indústrias do mundo tem contribuído à transparência e eficiência no processo de investimento. Do mesmo modo, a metodologia do GICS apoia a tendência para o investimento setorial.


A estrutura do GICS é

Universal
A estrutura é aplicada a empresas em todo o mundo
Confiável
A estrutura reflete o estado atual das indústrias no universo do investimento em renda variável
Flexível
A estrutura oferece quatro níveis de análise, desde o mais geral (setorial) até o mais especializado (subindustrial)
Progressiva
A S&P Dow Jones Indices e a MSCI realizam revisões anuais para garantir que a estrutura permaneça totalmente representativa dos mercados globais atuais.

A estrutura do GICS consiste em
11 setores,
25 grupos industriais,
74 indústrias e
163 subindústrias.


Energia

Abrange empresas envolvidas na exploração e produção, refinação e comercialização, e armazenamento e transporte de petróleo e gás, e carvão e combustíveis consumíveis. Também inclui empresas que oferecem equipamentos e serviços de petróleo e gás.

Materiais

Inclui empresas que fabricam produtos químicos, materiais de construção, produtos florestais, vidro, papel e produtos de embalagem relacionados, bem como empresas de metais, minerais e mineração, incluindo produtores de aço.

Industrial

Inclui fabricantes e distribuidores de bens de capital, como a indústria aeroespacial e de defesa, produtos de construção, equipamentos elétricos e máquinas, além de empresas que oferecem serviços de construção e engenharia. Também inclui fornecedores de serviços comerciais e profissionais, incluindo impressão, serviços ambientais e de instalações, serviços e materiais de escritório, serviços de segurança e alarmes, serviços de recursos humanos e de emprego, serviços de pesquisa e consultoria. Também inclui empresas que prestam serviços de transporte.

Bens de Consumo Discricionário

Abrange aquelas empresas que tendem a ser as mais sensíveis aos ciclos econômicos. Seu segmento de fabricantes inclui automóveis e componentes, bens domésticos duráveis, produtos de lazer e têxteis e vestuário. O segmento de serviços inclui hotéis, restaurantes e outros estabelecimentos de lazer. Também inclui distribuidores e varejistas de produtos de consumo discricionário.

Produtos Básicos de Consumo

Abrange empresas cujos negócios são menos sensíveis aos ciclos econômicos. Inclui fabricantes e distribuidores de alimentos, bebidas e tabaco e produtores de bens domésticos não duráveis e produtos pessoais. Também inclui distribuidores e varejistas de produtos básicos de consumo, incluindo empresas de varejo de alimentos e medicamentos.

Assistência Médica

Inclui provedores e serviços de saúde, empresas que fabricam e distribuem equipamentos e suprimentos de assistência médica, bem como empresas de tecnologia de assistência médica. Também inclui empresas envolvidas na pesquisa, desenvolvimento, produção e comercialização de produtos farmacêuticos e biotecnológicos.

Serviços Financeiros

Contém empresas envolvidas em atividades bancárias, serviços financeiros, financiamento ao consumidor, mercado de capitais e seguros. Também inclui bolsas financeiras e REITs de armazenamento de dados e hipotecários.

Tecnologia da Informação

Abrange empresas que oferecem serviços de software e tecnologia da informação, fabricantes e distribuidores de hardware e equipamentos de tecnologia, como equipamentos de comunicação, telefones celulares, computadores e periféricos, equipamentos eletrônicos e instrumentos relacionados, bem como semicondutores e equipamentos e materiais relacionados.

Serviços de Comunicações

Inclui empresas que facilitam a comunicação e oferecem conteúdos e informações relacionadas através de vários meios. Inclui empresas de telecomunicações e mídia e entretenimento, incluindo produtores de produtos de jogos interativos e empresas envolvidas na criação ou distribuição de conteúdo e informações através de plataformas próprias.

Serviços de Utilidade Pública

Inclui empresas de serviços públicos, tais como eletricidade, gás e água. Também inclui produtores independentes de eletricidade, comerciantes de energia e empresas que geram e distribuem eletricidade usando fontes renováveis.

Imóveis

Inclui empresas envolvidas em atividades de desenvolvimento e operação de imóveis. Também inclui empresas que oferecem serviços relacionados aos imóveis e fundos de investimento imobiliário (REITs).

10 Energia
15 Materiais
20 Industrial
25 Bens de Consumo Discricionário
30 Produtos Básicos de Consumo
35 Assistência Médica
40 Serviços Financeiros
45 Tecnologia da Informação
50 Serviços de Comunicações
55 Serviços de Utilidade Pública
60 Imóveis