Este artigo foi publicado originalmente no blog de Indexology® em 22 de fevereiro de 2022.
O metaverso já é quase uma realidade
A S&P DJI lançou recentemente o S&P Kensho Metaverse Index, projetado para acompanhar o crescente grupo de tecnologias associadas ao metaverso. A história da origem do metaverso remonta a um romance de ficção científica no início dos anos 90, e desde então teve muitas versões sob nomes diferentes. No entanto, uma ideia central permaneceu constante em suas iterações: é um mundo virtual imersivo que permite que usuários em todo o mundo participem de atividades e interajam usando os seus avatares digitais.
Qual é a diferença entre o metaverso mais recente e os seus antecessores? As características aspiracionais e o desenvolvimento da infraestrutura relacionada à versão mais recente do metaverso trazem a ideia de um verdadeiro mundo digital mais perto da realidade do que nunca. Uma confluência de avanços em vários campos, incluindo, entre outros: hardware computacional, software em nuvem, gerenciamento de conteúdo, pagamentos digitais e horários de trabalho flexíveis, tem contribuído para a aceitação generalizada do metaverso. Algumas das características distintas para este capítulo da evolução do metaverso que o diferenciam são as seguintes:
- Interoperabilidade que sustenta a sua escalabilidade em várias plataformas sociais.
- Um impulso para aproveitar uma internet descentralizada mais rápida (5G, Web 3.0) e dispositivos sem tethering de grande poder computacional integrado para permitir uma renderização síncrona e um número ilimitado de usuários.
- Áreas de aplicação multidisciplinares que ampliam o escopo e a velocidade da sua aceitação mundial. Várias estimativas projetam que as receitas relacionadas ao metaverso atingirão aproximadamente US$ 800 bilhões em 2024, o que significa uma taxa composta de crescimento anual (CAGR em inglês) de 13% desde 2020.
O foco está nos componentes fundamentais
Dada a amplitude dos possíveis usos do metaverso, a nossa abordagem para construir um índice do metaverso se concentra nos seguintes quatro temas principais, que em nossa opinião, formam a espinha dorsal de uma experiência impecável do metaverso:
- Software e aplicativos de realidade estendida (XR): Software de aplicativos que impulsiona as interações dentro de ambientes digitais de alta capacidade.
- Equipamentos de realidade estendida (XR): Hardware que impulsiona a experiência de usuário digital imersiva de baixa latência.
- Tecnologias de infraestrutura: Computação de borda e infraestrutura de dados baseada em nuvem que permitirá utilizar recursos em tempo real.
- Finanças digitais: Pagamentos virtuais e moedas digitais que facilitarão o comércio sem fricção no metaverso.