NESTA LISTA

Acompanhando a inovação com uma abordagem de índices baseada na inteligência artificial

TalkingPoints: Ações e setores dos EUA em anos eleitorais

Um índice sob medida para os mercados emergentes: o S&P Emerging Ex-China BMI

O índice S&P 500® ESG: 5 anos definindo o núcleo sob uma perspectiva ESG

O índice iBoxx USD Liquid Emerging Markets Sovereigns & Sub-Sovereigns: uma nova ferramenta para o ecossistema de títulos dos mercados emergentes

Acompanhando a inovação com uma abordagem de índices baseada na inteligência artificial

Contributor Image
Jason Ye

Director, Factors and Thematics Indices

S&P Dow Jones Indices

Contributor Image
Abbie Zhang

Senior Analyst, Thematic Indices

S&P Dow Jones Indices

Introdução

Nos últimos anos, o mundo reconheceu o imenso potencial da inteligência artificial (IA), em função dos avanços convincentes e revolucionários feitos nesse campo na última década. A IA está deixando de ser capaz apenas de executar tarefas programadas passando a produzir conteúdo cada vez mais criativo, incluindo textos, imagens e vídeos. A indústria mundial da IA, juntamente com seu impacto, está crescendo. De acordo com a Fortune Business Insights, espera-se que o valor do mercado mundial da inteligência artificial aumente de US$ 515,31 bilhões em 2023 para US$ 2.740,46 bilhões até 2032, demonstrando uma taxa de crescimento anual composta de 20,4% durante o período previsto. No futuro, o rápido ritmo de desenvolvimento e o impacto potencial da IA parecem ser significativos. Em 2023, a S&P Dow Jones Indices (S&P DJI) lançou o S&P Kensho Artificial Intelligence Enablers Index, que busca medir o desempenho das empresas que desenvolvem e possibilitam a tecnologia, a infraestrutura e os serviços de IA. Neste documento, apresentaremos a tecnologia e a cadeia de valor da IA e explicaremos como usamos uma abordagem de investimento com base em índices para medir a oportunidade que elas oferecem.

O que é inteligência artificial?

A inteligência artificial se integrou perfeitamente à nossa vida cotidiana, desde a tecnologia em nossos smartphones até os chatbots alimentados por IA generativa. O primeiro sistema de IA, um rato robótico que conseguia encontrar o caminho para sair de um labirinto e se lembrar de sua rota, foi criado por Claude Shannon em 1950. Hoje em dia, os sistemas de IA podem executar tarefas que imitam de perto certas habilidades humanas. Então, o que é exatamente a IA e que tecnologia está por trás dela?

Embora as definições possam variar, a IA geralmente se refere à capacidade das máquinas de exibir inteligência semelhante à humana e um grau de aprendizado autônomo. É um termo abrangente que engloba uma grande variedade de tecnologias, incluindo aprendizado de máquina, aprendizado profundo e IA generativa.

pdf-icon PD F Baixar artigo completo


Processando ...