À medida que as preocupações com a mudança climática continuam a crescer, as preocupações com o risco de ativos de carbono também crescem. Com o objetivo de promover a transparência no investimento ESG, a S&P Dow Jones Indices oferece quatro métricas de exposição ao carbono para nossos índices globais a fim de ajudar os participantes do mercado a entender, medir e gerenciar o risco associado às emissões de carbono.


Métricas de Exposição ao Carbono

Pegada de Carbono
Combinação das pegadas de carbono operacionais e da cadeia de suprimentos (primeiro nível) dos componentes de um índice por cada milhão de dólares investido.
Eficiência em Carbono
Combinação das pegadas de carbono operacionais e da cadeia de suprimentos (primeiro nível) dos componentes de um índice por cada milhão de dólares em receitas.
Média Ponderada da Intensidade de Carbono
A média ponderada das intensidades individuais das empresas (emissões operacionais e da cadeia de suprimentos sobre as receitas), ponderada pela proporção de cada componente no índice.
Reservas de Combustível Fóssil
A pegada de carbono que poderia ser gerada se as reservas provadas e prováveis de combustíveis fósseis pertencentes aos componentes do índice fossem queimadas por cada milhão de dólares investido.

A S&P Dow Jones Indices calcula essas métricas com dados e análises da S&P Global Trucost para determinar a exposição às emissões de carbono das empresas que compõem nossos índices. A análise da S&P Global Trucost abrange 14.000 empresas, representando 99% da capitalização de mercado global.


Na ausência de divulgação de informações por parte das empresas, são fornecidas estimativas utilizando a avaliação granular e multisetorial da S&P Global Trucost sobre as atividades comerciais das empresas e o seu modelo de entrada-saída ambientalmente estendido. O resultado é um perfil completo de desempenho ambiental, abrangendo as operações das empresas e os níveis da cadeia de suprimentos até a extração de matérias-primas.

Conheça mais sobre como essas métricas são calculadas.

Os Índices de Carbono Eficiente da S&P DJI utilizam a métrica de eficiência em carbono para reduzir de forma sistemática a exposição a empresas com altas emissões de carbono, mantendo um perfil de risco/retorno semelhante ao de seus índices de referência.

Processo de Pesquisa da S&P Global Trucost

A S&P Global Trucost esclarece o desempenho ambiental das empresas através de um processo de pesquisa em quatro etapas.

Processo de Pesquisa da S&P Global Trucost


Sobre a S&P Global Trucost

A S&P Global Trucost é líder em dados e análise de riscos sobre carbono e meio ambiente. A S&P Global Trucost avalia riscos relacionados às mudanças climáticas, restrições de recursos naturais e fatores ambientais, sociais e de governança corporativa mais amplos. Mais detalhes sobre a metodologia da S&P Global Trucost estão disponíveis aqui.