Em 6 de dezembro de 2023, a S&P Dow Jones Indices lançou uma consulta para propor dois aprimoramentos importantes em seus índices de sustentabilidade. A S&P DJI realiza periodicamente consultas ao mercado para ajudar a garantir que seus índices permaneçam atualizados e relevantes, refletindo os mercados financeiros e a evolução contínua do campo da sustentabilidade.
Os aprimoramentos propostos na consulta, que foram adotados de acordo com o anúncio da S&P DJI em 23 de janeiro de 2024, levaram a:
- Mudar dos critérios de exclusão por envolvimento em produtos da Sustainalytics para os critérios de exclusão por envolvimento comercial da S&P Global Sustainable1 (S1); e
- Mudar das pontuações ESG da S&P DJI para as pontuações ESG da S&P Global da S1.
A seguir, vamos analisar em mais detalhes a lógica e o impacto dessas mudanças.
Critérios de atividade empresarial da S&P Global
Estes critérios são usados para ajudar a remover empresas envolvidas em atividades empresariais não alinhadas com as metas de sustentabilidade dos investidores, como carvão térmico, tabaco e armas controversas. Embora os níveis de envolvimento considerados aceitáveis para a inclusão nos índices possam diferir de acordo com os objetivos dos investidores, esses e outros critérios geralmente são considerados padrões mínimos para os investidores centrados na sustentabilidade. Fortalecer ainda mais a transparência e fornecer granularidade adicional em relação aos motivos das exclusões impulsionou a transição dos índices de sustentabilidade da S&P DJI para o conjunto de dados dos critérios de atividade empresarial da S&P Global.
O conjunto de dados abrange 17.000 empresas em 32 categorias relevantes, tanto para receitas quanto para exposição significativa à propriedade. Ele busca medir objetivamente a exposição das empresas a diferentes atividades e, portanto, espera-se uma correlação relativamente alta entre a Sustainalytics e a S&P Global. Isso foi observado para o índice S&P 500® ESG em todas as categorias de exclusão (veja o quadro 1).