NESTA LISTA

O índice S&P 500 ESG: definindo o núcleo sustentável

TalkingPoints: Avaliando o impacto dos 20 anos de SPIVA®

Avaliando as oportunidades oferecidas pela economia do hidrogênio

TalkingPoints: Medindo o impacto das redes sociais no mercado com a série de índices S&P 500® Twitter Sentiment

Acompanhando o conjunto completo de oportunidades de renda variável na China com o S&P China BMI

O índice S&P 500 ESG: definindo o núcleo sustentável

Contributor Image
María Sánchez

Director, Sustainability Index Product Management, U.S. Equity Indices

S&P Dow Jones Indices

Contributor Image
Stephanie Rowton

Director, Head of Sustainability Indices EMEA

S&P Dow Jones Indices

Introdução

O lançamento do índice S&P 500 ESG em abril de 2019 representou uma evolução do investimento sustentável. Os índices baseados em dados ambientais, sociais e de governança (ESG, por sua sigla em inglês) deixaram de ser apenas um meio para as empresas declararem suas credenciais de sustentabilidade ou uma ferramenta para gerenciar investimentos táticos que desempenham um papel menor nas carteiras dos investidores. O índice S&P 500 ESG e outros índices semelhantes foram criados para dar ênfase a produtos de investimento convencionais estratégicos e de longo prazo.

Durante décadas, as empresas que gerenciavam seus negócios com várias partes interessadas e objetivos em mente foram incluídas em índices ESG, como os Dow Jones Sustainability Indices. No entanto, esses índices pioneiros e baseados na abordagem de selecionar “as melhores empresas de sua classe” tendiam a ser estreitos e incluíam apenas uma pequena seleção de empresas com os melhores desempenhos de acordo com os critérios ESG. Isso representava um desafio para os investidores individuais e institucionais preocupados com os riscos inerentes das carteiras altamente concentradas definidas por esses índices.

O índice S&P 500 ESG atende à necessidade de ter um índice que incorpore valores ESG e que, ao mesmo tempo, ofereça um desempenho semelhante ao benchmark. Sendo um índice intencionalmente amplo — inclui mais de 300 empresas originais do S&P 500 — o S&P 500 ESG busca refletir muitos dos atributos do S&P 500 enquanto fornece um perfil de sustentabilidade aprimorado.

Este artigo descreve as características do índice S&P 500 ESG que atraíram os investidores, incluindo:

  • A metodologia fácil de entender por trás do índice;
  • Os perfis de desempenho ajustado pelo risco historicamente semelhantes dos índices S&P 500 ESG e S&P 500;
  • Como as características ESG do S&P 500 ESG são aprimoradas em comparação com as do S&P 500; e
  • Exemplos específicos que demonstram como a metodologia do S&P 500 ESG classifica e seleciona as empresas.

As pontuações ESG da S&P DJI: pilares essenciais para os índices

A chave para entender o índice S&P 500 ESG são os dados que determinam a sua composição, em particular, as pontuações ESG da S&P DJI.

As pontuações ESG da S&P DJI têm seu fundamento em mais de duas décadas de pesquisa ESG e usam dados coletados por meio da Avaliação de Sustentabilidade Corporativa (CSA, por sua sigla em inglês) anual. A avaliação CSA tornou-se um padrão líder por mérito próprio para ser o guia e o sistema definitivo de classificação de empresas, quantificando seu progresso em tópicos de sustentabilidade e seu desempenho ESG em relação a seus pares.

pdf-icon PD F Baixar artigo completo


Processando ...