NESTA LISTA

A evolução do ecossistema de negociação de renda fixa: os mercados de crédito norte-americano e europeu

O índice S&P 500 ESG: definindo o núcleo sustentável

TalkingPoints: Avaliando o impacto dos 20 anos de SPIVA®

Avaliando as oportunidades oferecidas pela economia do hidrogênio

TalkingPoints: Medindo o impacto das redes sociais no mercado com a série de índices S&P 500® Twitter Sentiment

A evolução do ecossistema de negociação de renda fixa: os mercados de crédito norte-americano e europeu

Contributor Image
Nicholas Godec

Senior Director, Head of Fixed Income Tradables & Private Markets

S&P Dow Jones Indices

Contributor Image
Srichandra Masabathula

Director, Fixed Income Tradable Products

S&P Dow Jones Indices

Investimento passivo em renda fixa

Os mercados de títulos de dívida mundiais são enormes e existem títulos individuais negociados com seus próprios termos, cupons e vencimentos. Os títulos de dívida individuais frequentemente também são ilíquidos ou difíceis de obter e, portanto, não estão amplamente disponíveis. Os índices de renda fixa ajudaram a padronizar os mercados de dívida pegando esse mercado, em sua maioria de balcão (OTC), e criando unidades definidas. Essas unidades podem ser tão amplas quanto o mercado total ou podem se concentrar em segmentos-chave, como os títulos corporativos high yield ou de grau de investimento, valores lastreados em hipotecas ou títulos municipais, para citar alguns. Os índices podem ser subdivididos por faixa de classificação, intervalo de vencimento, setor ou características de sustentabilidade, entre muitos outros aspectos.

Os índices negociáveis de renda fixa vão além disso e fornecem aos participantes do mercado estratégias que podem ser usadas como a base para produtos negociáveis. Os índices negociáveis de renda fixa sustentam produtos financeiros de diferentes tipos, incluindo ETFs, swaps de retorno total (TRS) padronizados, contratos futuros e índices de swaps de inadimplência de crédito (CDS). Estes instrumentos evoluíram para acompanhar um segmento líquido dos mercados de títulos de dívida e oferecer opções que têm uma diversificação inerente, capacidade de investimento e uma negociação eficiente.

Eles também oferecem transparência, uma vez que as metodologias de construção dos índices são públicas e a inclusão no índice dos produtos negociáveis de renda fixa subjacentes geralmente também é pública. Além disso, os índices negociáveis de renda fixa aprimoraram a transparência fornecendo uma medida da precificação contínua dos mercados de títulos de dívida.

Estes índices negociáveis buscam fornecer um meio eficiente para acompanhar o mercado da dívida. Este guia foi feito para servir como uma referência introdutória para esses instrumentos, bem como para destacar seu desempenho em períodos recentes do mercado. Embora alguns desses instrumentos acompanhem segmentos do mercado semelhantes, cada tipo de instrumento vem com características particulares que podem os tornar mais atrativos em diferentes condições de negociação.

pdf-icon PD F Baixar artigo completo


Processando ...