Para atender à necessidade de um benchmark ESG amplo no México, a S&P Dow Jones Indices (S&P DJI) e a Bolsa Mexicana de Valores (BMV) uniram forças para lançar o S&P/BMV Total Mexico ESG Index. Silvia Kitchener da S&P DJI e Rubén Perera da BMV se reuniram para falar sobre como este índice inovador captura uma imagem mais completa do investimento ESG no México, e como ele poderia ser usado para atender à crescente demanda por soluções ESG na região.
1. Sabemos que há muitos tipos de índices ambientais, sociais e de governança corporativa (ESG). Qual é o objetivo do S&P/BMV Total Mexico ESG Index?
Silvia: Com certeza, há vários índices ESG com objetivos diferentes. Alguns índices utilizam a abordagem “melhores de sua classe”, como o Dow Jones Sustainability MILA Pacific Alliance Index, que seleciona as empresas situadas no patamar superior (30%) com base nas pontuações de sustentabilidade dentro de cada setor do GICS®. Em seguida, temos os Índices ESG da S&P DJI, que buscam proporcionar uma melhor representação ESG enquanto oferecem um perfil de risco/retorno semelhante ao do benchmark, como no caso do S&P 500® ESG Index em relação ao S&P 500. De certa forma, o S&P/BMV Total Mexico ESG Index é um híbrido da abordagem “melhores de sua classe” e o quadro dos Índices ESG da S&P DJI.
Em essência, o índice procura representar o mercado mexicano de valores, apresentando empresas com as mais altas pontuações de sustentabilidade dentro de cada setor do GICS, enquanto também procura melhorar seu perfil ESG e manter um perfil de risco/retorno semelhante em comparação com o benchmark S&P/BMV Total Mexico Index.