NESTA LISTA

Capturando ESG no Brasil: O Índice S&P/B3 Brasil ESG

O S&P/BMV Total Mexico ESG Index: Um Novo Benchmark para a Sustentabilidade e o Investimento

A construção do índice importa: O S&P SmallCap 600

Por que as seguradoras estão considerando cada vez mais a infraestrutura nos seus investimentos principais

Acompanhando ações Small Cap de qualidade no Brasil

Capturando ESG no Brasil: O Índice S&P/B3 Brasil ESG

Contributor Image
Silvia Kitchener

Director, Global Equity Indices, Latin America

S&P Dow Jones Indices

Para atender à necessidade de um benchmark ESG amplo no Brasil, a S&P DJI e a B3 uniram forças para lançar o Índice S&P/B3 Brasil ESG. Silvia Kitchener da S&P DJI e Iuri Rapoport do BTG Pactual se reuniram para falar sobre como este índice inovador captura uma imagem mais completa do investimento ESG no Brasil, e como ele poderia ser usado para atender à crescente demanda por soluções ESG na região.

1. Sabemos que há muitos tipos de índices ambientais, sociais e de governança corporativa (ESG). Qual é o objetivo do Índice S&P/B3 Brasil ESG?

Silvia: Com certeza, há vários índices ESG com objetivos diferentes. Alguns índices utilizam a abordagem “melhores de sua classe”, como o Dow Jones Sustainability MILA Pacific Alliance Index, que seleciona as empresas situadas no patamar superior (30%) com base nas pontuações de sustentabilidade dentro de cada setor do GICS®. O foco nesse caso é destacar as empresas com as melhores práticas e políticas ESG. Em seguida, temos os Índices ESG da S&P DJI, que buscam proporcionar uma melhor representação ESG enquanto oferecem um perfil de risco/retorno semelhante ao do benchmark, como no caso do S&P 500® ESG Index.

O objetivo do Índice S&P/B3 Brasil ESG é servir como um índice amplamente representativo do mercado brasileiro de valores com um perfil ESG melhorado, enquanto oferece características de risco/retorno similares às do seu benchmark, o S&P Brazil BMI. O índice não se concentra na seleção de empresas com base em suas pontuações ESG, entretanto, a pontuação determina a representação das companhias no índice. Isto significa que as empresas com pontuações ESG mais elevadas têm um maior peso. As empresas com pontuações mais baixas são incentivadas a melhorar seus programas, práticas e políticas para ajudar a aumentar suas pontuações e possivelmente seu peso no índice.

pdf-icon PD F Baixar artigo completo


Processando ...