NESTA LISTA

Perguntas frequentes: S&P/B3 Ibovespa VIX

Estratégias de fatores no Brasil: guia para o investidor

Perguntas frequentes: Soluções de índices beS&P®

Transição dos Índices de Sustentabilidade da S&P DJI para as pontuações ESG e os critérios de exclusão por envolvimento comercial da S&P Global

Alinhando as estratégias de índices com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU

Perguntas frequentes: S&P/B3 Ibovespa VIX

  1. O que é o índice S&P/B3 Ibovespa VIX? O S&P/B3 Ibovespa VIX procura medir a volatilidade implícita de 30 dias no mercado brasileiro de valores. É um índice em tempo real que reflete o sentimento dos investidores a respeito da volatilidade prevista no benchmark para a renda variável no Brasil, o índice Bovespa (Ibovespa B3). É o primeiro índice de volatilidade implícita criado para o mercado doméstico e utiliza a mesma estrutura metodológica do amplamente acompanhado Cboe Volatility Index (VIX®), o qual mede a volatilidade de curto prazo implícita nos preços das opções sobre o S&P 500®.
  2. Como o índice é calculado? O S&P/B3 Ibovespa VIX é calculado ao longo de cada dia de negociação com base na média dos preços ponderados de um grupo específico de opções sobre o índice Ibovespa. O índice geralmente usa opções de compra e venda nos dois meses de vencimento mais próximos a fim de abranger um período de 30 dias corridos. As variâncias nesses dois vencimentos diferentes são obtidas e interpoladas para calcular uma variância constante de 30 dias. O VIX é calculado transformando essa variância em um desvio padrão e multiplicando por 100. Confira o documento de metodologia para os detalhes completos sobre a metodologia de cálculo.
  3. Como o VIX captura o sentimento do mercado? Normalmente, a volatilidade implícita aumenta quando há turbulência nos mercados e quando a economia fraqueja. Em contrapartida, quando os preços das ações sobem e não parece provável que ocorram mudanças radicais no curto prazo, o VIX tende a cair ou a se manter estável na parte inferior da sua escala. Visto que o VIX atinge seus níveis mais elevados quando há mais instabilidade no mercado de ações, a mídia tende a se referir ao VIX como um “indicador do medo”.

  1. Qual é a diferença entre volatilidade implícita e realizada? A volatilidade implícita refere-se à avaliação que o mercado faz sobre a volatilidade futura com base nos preços das opções, enquanto a volatilidade realizada mede a volatilidade histórica dos retornos. O VIX mede a volatilidade implícita, especificamente para 30 dias no futuro.
  2. O que significa um nível do VIX? O nível do índice representa uma estatística de volatilidade anualizada. Por exemplo, um nível de 20 corresponde a uma expectativa de um desvio padrão de 20% nos retornos do Ibovespa nos próximos 30 dias. O VIX também faz uma projeção do intervalo de movimento provável no mercado de ações, por cima e por baixo do seu nível atual, durante os próximos 30 dias. Quando a volatilidade implícita é elevada, o nível do VIX é alto e o intervalo de valores é amplo. Quando a volatilidade implícita é baixa, o nível do VIX é baixo e o intervalo é reduzido. Matematicamente, um nível do VIX relativamente baixo de 10 representa um intervalo esperado de mais/menos 2,9% do Ibovespa. Um VIX relativamente alto de 35 representa um intervalo esperado de mais ou menos 10,1% do Ibovespa.
  3. Qual é a relação entre o S&P/B3 Ibovespa VIX e o Ibovespa? Os índices de volatilidade e seus índices de renda variável associados normalmente têm uma correlação negativa, o que significa que tendem a se mover em direções opostas. Com base em dados de 6 de maio de 2021 obtidos mediante provas retrospectivas, observamos uma correlação negativa de -0,59 entre o S&P/B3 Ibovespa VIX e o Ibovespa.

pdf-icon PD F Baixar artigo completo


Processando ...