O QUE SÃO OS ÍNDICES FATORIAIS?
Capturar as particularidades dos mercados e as características desejadas de risco/retorno tem sido uma parte essencial da gestão ativa durante décadas. Adotar a ideologia fundamental de uma estratégia de investimentos e democratizá-la dentro de um índice faz com que ela proporcione, no mínimo, um barômetro do desempenho relativo e, no melhor dos casos, a capacidade de acompanhar sistematicamente o alfa. No caso das estratégias fatoriais no Brasil, vamos dirigir a nossa atenção para quatro estratégias específicas:
Valor aprimorado: no nível mais básico, o objetivo de investir em ações de valor é comprar ações “baratas” ou que estejam negociando com desconto em relação aos seus pares, com base em medidas fundamentais das empresas.
Momento: o objetivo do investimento no fator momento é capturar as ações que tiveram o maior aumento de preços frente aos seus pares com a expectativa de que elas continuarão a ganhar do mercado em um mercado em alta.
Qualidade: o investimento em empresas com caraterísticas de qualidade procura capturar ações cujas medidas fundamentais constituem um exemplo de uma empresa bem administrada em relação aos seus pares.
Baixa volatilidade/Ponderação pelo inverso do risco: as estratégias de baixa volatilidade ou de ponderação pelo inverso do risco permitem a participação no mercado, ainda em períodos de turbulência ou volatilidade.
Cada estratégia apresenta características de risco/retorno próprias que serão analisadas ao longo deste artigo.