Tendo observado algumas das consequências da mudança climática no mundo, mais investidores estão levando em conta os critérios ESG nas suas decisões de investimento. Conheça os índices S&P PACT™ (S&P Paris-Aligned & Climate Transition Indices), criados para fornecer aos participantes do mercado acesso a estratégias desenvolvidas para ser compatíveis com o limite de aquecimento global de 1,5°C
Conversamos com Francois Millet, Diretor Geral e Diretor de Estratégia, ESG e Inovação em Lyxor ETF, e com Jaspreet Duhra, Diretora Geral e Diretora de Índices ESG da S&P DJI para EMEA, sobre a evolução do papel dos critérios ESG na indústria de investimentos e como estes índices podem ajudar os participantes do mercado a imaginar um futuro menos complicado.
Revista Indexology: Por que você pensa que o investimento em ESG está se tornando cada vez mais importante para os investidores de todo o mundo, e você acredita que o novo compromisso com as iniciativas climáticas nos EUA contribui para o momento?
Francois: A pandemia provocou uma tomada de consciência de que os seres humanos somos extremamente dependentes dos sistemas naturais. Muitos investidores trabalham agora com a convicção generalizada de que o clima e as desigualdades exponenciais são riscos importantes, e que mitigar esses riscos e construir um mundo mais inclusivo e resistente com foco no longo prazo é uma condição prévia para a estabilidade financeira.