NESTA LISTA

O Maior Fundo de Pensões no Mundo se Envolve na Divulgação sobre Emissões de Carbono

Índices de Renda Variável da América Latina: 3.° Trimestre de 2018

Resultados do Scorecard SPIVA da América Latina - primeiro semestre de 2018

Outras estratégias de renda fixa para o Brasil

Índices da América Latina: 2° trimestre de 2018

O Maior Fundo de Pensões no Mundo se Envolve na Divulgação sobre Emissões de Carbono

No dia 25 de setembro de 2018, o Fundo de Pensão do Governo do Japão (conhecido como GPIF por sua sigla em inglês) — o maior fundo de pensão do mundo — anunciou a escolha de dois novos índices compostos por empresas com baixas emissões de carbono, o S&P/JPX Carbon Efficient Index e o S&P Global Ex-Japan LargeMid Carbon Efficient Index, com uma alocação de 1,2 trilhões de ienes japoneses (aproximadamente US$ 10,6 bilhões).

Norihiro Takahashi, presidente do GPIF, comentou que “o GPIF espera que os índices de ações ambientais globais proporcionem uma oportunidade para as empresas trabalharem na eficiência de carbono e divulgação das emissões. Além disso, os índices podem incluir empresas de pequeno porte não abrangidas por outros índices ESG, o que concorda com a ideia do GPIF de melhorar a sustentabilidade do mercado geral. O GPIF vai continuar se envolvendo no investimento em fatores ESG a fim de manter as reservas de pensão para as futuras gerações”.

A abordagem de mercado geral utilizada pelo GPIF é um estudo de caso bem interessante. Mas, pode uma abordagem de investimento passivo tradicional ajudar com a transição para uma economia de baixo carbono? Os primeiros indícios são positivos. Desde o lançamento dos índices, a Trucost — uma divisão da S&P Global e provedor de dados para o S&P Carbon Efficient Index — viu uma alta de 700% no número de consultas de empresas que buscam entender como o seu desempenho em termos de emissões de carbono é avaliado (e como eles podem melhorá-lo no futuro).

Embora o investimento do GPIF em índices eficientes em carbono pode ser descrito como de estilo passivo, a equipe está tomando uma abordagem ativa para o engajamento com o mercado. Só durante esta semana, 500 empresas e investidores encheram o “Foro de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, organizado em Tóquio pelo jornal Nikkei. O presidente do GPIF junto com Mark Carney, presidente do Banco da Inglaterra, e Richard Mattison, CEO da Trucost, destacaram a importância da transição para uma economia baixa em carbono. A S&P Dow Jones Indices e a Trucost salientaram os componentes principais da série de índices S&P Carbon Efficient.

Mark Carney enfatizou a importância das recomendações do Grupo de Trabalho Sobre Divulgações Financeiras Relacionadas ao Clima (TCFD) e incentivou as empresas e investidores a avaliarem a resistência de sua estratégia em diferentes quadros de transição climática, utilizando técnicas de análise para diferentes

pdf-icon PD F Baixar artigo completo


Processando ...