Este artigo foi publicado em inglês no blog de Indexology® em 12 de fevereiro de 2025.
Nos últimos 10 anos, o investimento sustentável tornou-se cada vez mais predominante, e a preocupação com o risco de “branqueamento ambiental” ou greenwashing aumentaram. Para ajudar nossos clientes com as novas orientações quanto ao nome de fundos da Autoridade Europeia dos Valores Mobiliários e dos Mercados (ESMA), a S&P DJI anunciou a mudança de nome do índice S&P 500® ESG para o índice S&P 500 Scored & Screened. É importante notar que a orientação regulatória das diretrizes da ESMA sobre os nomes dos fundos que usam termos relacionados a ESG ou sustentabilidade não se aplica diretamente à S&P DJI.
S&P 500 Scored & Screened Index: mesma metodologia, nome diferente
O objetivo do S&P 500 Scored & Screened Index continua sendo o mesmo: acompanhar os valores mobiliários que atendem a critérios específicos de sustentabilidade enquanto reflete as ponderações por grupos industriais do S&P 500.
A mudança de nome não altera a metodologia; os critérios de seleção e exclusão dos componentes permanecem inalterados, garantindo sua consistência como benchmark.
O índice aplica vários critérios de elegibilidade, como as exclusões do UNGC, as exclusões da análise MSA e as exclusões por atividade comercial da S&P Global,
antes de usar as pontuações ESG da S&P Global para selecionar e excluir componentes. O índice visa atingir o 75% da capitalização de mercado em cada grupo industrial , com foco nos componentes do índice elegíveis mais bem classificados pela pontuação ESG da S&P Global para manter a neutralidade setorial.
O S&P 500 Scored & Screened Index continuou a obter uma pontuação ESG aprimorada em relação ao S&P 500, teve um aumento absoluto de 5,05% em total (confira o quadro 2).
O S&P 500 Scored & Screened Index manteve pesos setoriais semelhantes aos do S&P 500, registrando apenas 6,44% de active share setorial no 10 de fevereiro de 2025 (confira o quadro 3).