NESTA LISTA

O panorama da liquidez: negociação vinculada aos índices da S&P DJI

Uma abordagem sistemática para identificar empresas com fossos econômicos

Trilhando novas fronteiras: o desempenho superior do índice S&P 500® ESG frente ao S&P 500

Ponderações de peso

ETFs nos Investimentos das Companhias de Seguros - 2024

O panorama da liquidez: negociação vinculada aos índices da S&P DJI

Contributor Image
Tim Edwards

Managing Director and Global Head of Index Investment Strategy

S&P Dow Jones Indices

Contributor Image
Anu R. Ganti

Head of U.S. Index Investment Strategy

S&P Dow Jones Indices

Contributor Image
Sue Lee

Director, APAC Head of Index Investment Strategy

S&P Dow Jones Indices

Contributor Image
Igor Zilberman

Senior Lead, Capital Market Investment Strategy

S&P Dow Jones Indices

Resumo

Tanto para os traders de curto prazo quanto para os investidores passivos de longo prazo, um ecossistema de negociação saudável beneficia os participantes do mercado ao promover a transparência dos preços, a eficiência do mercado e a confiança. Atualizando a nossa análise de 2019, este artigo faz um levantamento dos volumes observados e dos períodos de detenção implícitos para uma gama global e transversal de produtos listados que estão vinculados a índices produzidos pela S&P Dow Jones Indices (S&P DJI). Os resultados oferecem uma perspectiva sobre o uso de índices como base para estratégias de investimento ativo e passivo.

  • Os volumes relatados de uma série de produtos vinculados aos índices da S&P DJI evidenciam o uso altamente ativo de produtos vinculados a índices.
  • Uma rede globalizada de negociação está associada ao
    S&P 500® e índices relacionados, com possíveis efeitos de rede de liquidez.
  • Enfatizamos o impacto e a relevância da negociação em produtos vinculados ao S&P 500 em vários fusos horários e também destacamos o crescente ecossistema do S&P/ASX 200 na Austrália.

O panorama da liquidez: negociação vinculada aos índices da S&P DJI: Quadro 1

O valor dos volumes

Os fundos baseados em índices, que praticamente não existiam há 50 anos, hoje têm um papel de destaque nos mercados financeiros globais, e o crescimento dos ativos sob gestão em fundos e portfólios “passivos” ou que acompanham índices pode ser um dos avanços mais importantes da história financeira moderna. No final de 2023, aproximadamente US$ 13 trilhões de ativos estavam investidos em produtos ou carteiras que acompanham índices fornecidos pela S&P DJI. No entanto, embora as estimativas do valor dos ativos que acompanham (ou têm como referência) índices sejam predominantes na mídia, estimativas abrangentes dos volumes do mercado secundário em veículos passivos podem ser mais incertas.

Isso é lamentável, porque os volumes podem nos dizer até que ponto alguns dos usuários de veículos de investimento passivo são realmente ativos. Além de indicar a presença de participantes do mercado de maior frequência, os dados de volume também podem nos dar uma ideia de quanto um mercado é “policiado” por arbitradores. Os investidores passivos de longo prazo podem se beneficiar da presença de traders mais ativos. Por exemplo, considere uma investidora hipotética que adquiriu um fundo negociado em bolsa (ETF) que acompanha o S&P 500 há 10 anos, esperando obter um retorno que seria representativo do mercado americano de ações em geral e, ao mesmo tempo, comparável ao desempenho de um índice amplamente divulgado pela mídia. Essa confiança depende de dois fatores:

  • No momento de entrar ou sair de sua posição, a investidora conta com a existência de arbitradores que monitoram constantemente a relação entre o valor do ETF e o valor das participações do fundo, com a intenção de comprar ou vender ambos simultaneamente para explorar (e assim diminuir) quaisquer desalinhamentos. Se o portfólio do ETF se aproximar da composição de um índice, e esse índice estiver associado a instrumentos líquidos relacionados, essa arbitragem será mais fácil de implementar. Assim, por exemplo, os contratos futuros líquidos que acompanham o S&P 500 podem ajudar os ETFs que acompanham o S&P 500 a serem negociados mais próximos de seu valor justo.
  • Entre a entrada e a saída, a investidora espera contar com o fato de o S&P 500 e os produtos populares baseados nesse índice receberem muita atenção da imprensa e da comunidade de investidores. Todas as alterações no índice subjacente, inclusive adições, exclusões e mudanças na metodologia, estão sujeitas à inspeção rigorosa dos participantes do mercado em todo o mundo, assim como as composições de portfólio dos ETFs populares que acompanham o mesmo índice. Esse escrutínio atua no sentido de policiar o vínculo contínuo entre o índice subjacente e seu objetivo declarado, e o vínculo entre o ETF e o índice que ele pretende acompanhar.

A investidora nesse exemplo hipotético apoia-se efetivamente em um ecossistema de negociação grande e líquido vinculado ao mesmo índice, incluindo arbitradores que sistematicamente minimizam os erros de precificação, bem como outros participantes do mercado e comentaristas que agem para aumentar a transparência e a disciplina tanto no índice quanto no design do produto. Volumes mais altos em um único produto fazem parte dessa história, mas uma perspectiva abrangente exige uma avaliação dos volumes em toda uma rede (se houver) de instrumentos relacionados que estão vinculados ao mesmo índice ou a índices semelhantes.

pdf-icon PD F Baixar artigo completo


Processando ...