NESTA LISTA

A simplicidade também é bela no Brasil: O Índice S&P/B3 Baixa Volatilidade–Altos Dividendos

Uma olhada aos títulos verdes: Combinando sustentabilidade com renda fixa core

O dilema da gestão ativa

A valorização da baixa volatilidade

S&P 500® 2018: Vendas globais

A simplicidade também é bela no Brasil: O Índice S&P/B3 Baixa Volatilidade–Altos Dividendos

Contributor Image
María Sánchez

Director, Sustainability Index Product Management, U.S. Equity Indices

S&P Dow Jones Indices

RESUMO

Para investidores que procuram um maior rendimento de dividendos e uma menor volatilidade a fim de obter melhores retornos ajustados pelo risco, a S&P Dow Jones Indices propõe um método de dois passos para realizar a seleção de componentes.1 Neste artigo, discutimos como esta análise poder ser aplicada ao mercado brasileiro de valores usando o Índice S&P/B3 Baixa Volatilidade-Altos Dividendos.

  • O filtro de baixa volatilidade funciona como uma medida para evitar ações de rendimento elevado (high yield) que têm fortes quedas de preço e procura capturar o fator de baixa volatilidade para o Índice S&P/B3 Baixa Volatilidade-Altos Dividendos.
  • O Índice S&P/B3 Baixa Volatilidade-Altos Dividendos forneceu retornos ajustados pelo risco e retornos absolutos superiores aos do seu benchmark, o S&P Brazil BMI, entre 31 de março de 2007 e 31 de março de 2020 (ver quadro 1).
  • O índice ganhou do S&P Brazil BMI em 83% das vezes em períodos de mercado em baixa e 68% em períodos em alta. Contudo, o seu desempenho superior foi mais acentuado em mercados em baixa.
  • Comparado com o seu benchmark, o Índice S&P/B3 Baixa Volatilidade-Altos Dividendos teve historicamente um maior rendimento de dividendos.

1. INTRODUÇÃO

Quase um ano após o lançamento do Índice S&P/B3 Baixa VolatilidadeAltos Dividendos, analisamos a possível vantagem de incorporar um filtro de baixa volatilidade a uma carteira de altos rendimentos de dividendos. Também comparamos o Índice S&P/B3 Baixa Volatilidade-Altos Dividendos com outros índices de dividendos da S&P DJI para o mercado brasileiro em vários aspectos, tais como composição setorial, rendimento de dividendos e retorno histórico, entre outros.

Historicamente, o percentual de empresas que pagam dividendos no Brasil tem flutuado entre 71% e 92%,2 fazendo com que seja um ambiente favorável para a implementação de estratégias focadas em dividendos. No Brasil, a S&P Dow Jones Indices tem três estratégias focadas em dividendos, as que possuem diferentes construções e objetivos:

  • O S&P Dividend Aristocrats Brasil Index procura medir o desempenho de 30 ações do S&P Brazil BMI que consistentemente aumentaram ou mantiveram dividendos estáveis.
  • O S&P Brazil Dividend Opportunities procura medir o desempenho das 40 ações de mais alto rendimento do S&P Brazil BMI que demonstrem rentabilidade.
  • O Índice S&P/B3 Baixa Volatilidade-Altos Dividendos procura medir o desempenho das ações com menor volatilidade dentro de um grupo específico de componentes do S&P Brazil BMI com rendimento elevado dos seus dividendos e que negociam na B3.

pdf-icon PD F Baixar artigo completo


Processando ...