NESTA LISTA

Graus de dificuldade: Indicadores de sucesso na gestão ativa

Atirando no mensageiro

Incorporando medidas de liquidez na construção de um índice de títulos privados

Rendimento do fluxo de caixa livre na análise de dividendos

Os Méritos e Métodos do Investimento Multifatorial

Graus de dificuldade: Indicadores de sucesso na gestão ativa

Contributor Image
Craig Lazzara

Managing Director, Index Investment Strategy

S&P Dow Jones Indices

RESUMO

  • Há argumentos teóricos fortes e uma grande quantidade de dados empíricos que apoiam a ideia de que devemos esperar um desempenho inferior da maioria dos gestores ativos a maior parte do tempo. Contudo, a maior parte do tempo não é todo o tempo e a maioria dos gestores ativos não são todos os gestores ativos. Portanto, é razoável se perguntar se o desempenho da gestão ativa tende a subir e baixar como uma gangorra.

  •  Examinamos o desempenho de fundos em vários ambientes de mercado para ver se certas condições se correlacionam com um melhor desempenho da gestão ativa. Descobrimos que os gestores ativos tiveram maiores dificuldades em períodos de baixa dispersão, preços crescentes e quando o mercado esteve liderado por ações extremamente grandes.
  • Os gestores ativos pareceram ter um desempenho não tão ruim em anos em que os fatores valor e momento ganharam do mercado. Isto sugere que os gestores, como grupo, tenderam a incluir valorização barata e rendimento histórico superior na sua seleção de ações.

pdf-icon PD F Baixar artigo completo


Processando ...