Introdução
Lançado em 28 de outubro de 1994, o S&P SmallCap 600® tem proporcionado aos participantes do mercado uma forma de medir o segmento de ações de baixa capitalização dos EUA há quase 30 anos. Ele faz parte do S&P Composite 1500®, sendo os outros componentes o S&P 500® de alta capitalização e o S&P MidCap 400®. O S&P 600® serve como base para um ecossistema de produtos financeiros e é amplamente utilizado como referência para os gestores ativos de small caps.
Este documento explora os seguintes aspectos do S&P 600:
- A importância das ações americanas de baixa capitalização para investidores de todo o mundo;
- A construção do índice e o impacto decorrente nas características e no desempenho do índice; e
- Os possíveis benefícios de uma abordagem baseada em índices para o investimento nas small caps americanas.
O quadro 1 compara o desempenho histórico do S&P 500 com o do S&P 600. Apesar de as ações de megacapitalização terem liderado os resultados nos últimos anos, o S&P 600 ultrapassou o S&P 500 na maioria dos períodos.
Por que as small caps?
O S&P 600 representa 2% do mercado americano de valores e 1% do mercado mundial de valores, conforme representado pelo S&P Global BMI.
O S&P 600 é maior do que 76 dos 86 mercados cobertos pela S&P DJI fora dos EUA, com uma capitalização de mercado maior do que 71% do S&P Developed Ex-U.S. BMI, 87% do S&P Emerging BMI, bem como o S&P Frontier BMI inteiro e os mercados independentes. Isso ressalta a grande oportunidade que as ações americanas de pequeno porte representam em relação aos mercados acionários locais de outros países.