Introdução
O termo “fosso econômico”, popularizado por Warren Buffett, refere-se a uma vantagem competitiva que permite a uma empresa proteger sua participação no mercado e gere uma alta rentabilidade no longo prazo. Essa vantagem pode se derivar de muitos fatores, tais como o efeito de rede, a economia de escala, um reconhecimento forte da marca ou os altos custos de mudar o provedor. Devido às possíveis recompensas financeiras associadas ao investimento em empresas com um fosso econômico amplo, alguns participantes do mercado consideram essas empresas altamente atrativas.
Em abril de 2024, a S&P DJI lançou o S&P 500® Economic Moat Index, que se foca em acompanhar empresas do S&P 500 que foram identificadas como empresas com um fosso econômico amplo. O que diferencia esse índice é sua abordagem puramente quantitativa para identificar essas empresas.
Uma abordagem quantitativa pode oferecer várias vantagens ao identificar o fosso econômico de uma empresa. Primeiro, fornece uma avalição objetiva que elimina os vieses subjetivos frequentemente associados à análise qualitativa, como por exemplo o viés de ancoragem. Segundo, uma abordagem quantitativa provê um método de avaliação padronizado, garantindo uma identificação consistente em todas as indústrias ao longo do tempo. Finalmente, permite que os investidores examinem dados de provas
retrospectivas, o que não é possível com uma estratégia de análise qualitativa. Em geral, uma abordagem quantitativa oferece objetividade, consistência e a possibilidade de analisar o desempenho histórico, tornando-a uma ferramenta valiosa para identificar fossos econômicos.
Abordagem de construção
Determinar o fosso econômico de uma empresa requer uma abordagem abrangente que vá além de uma avaliação dependente de uma única medida quantitativa; requer o uso de múltiplas métricas que se complementem entre elas. A consistência é outro aspecto fundamental a considerar, uma vez que a capacidade de gerar altos retornos de forma constante é um indicador de um fosso amplo. Portanto, é importante analisar as métricas de vários períodos para alcançar uma compreensão mais precisa da força e durabilidade do fosso econômico da empresa.