A S&P DJI utiliza uma abordagem moderna para classificar os mercados de valores mobiliários como desenvolvidos, emergentes ou de fronteira. Nosso modelo é baseado num conjunto de critérios e condições que identificam os mercados com as mesmas características e, portanto, permitem comparações em nível mundial.

Os comentários dos investidores ao redor do mundo são uma parte inestimável da nossa abordagem pelo contexto que fornecem. A S&P DJI solicita opiniões de participantes do mercado regularmente a fim de aumentar o número de indicadores quantitativos e qualitativos. Quando usadas em conjunto, essas informações ajudam a garantir que as nossas classificações descrevam os países representados de forma confiável, de modo que os investidores que usam nossos índices possam ter a certeza de terem capturado o conjunto desejado de oportunidades.


Como Classificamos os Mercados

A S&P DJI utiliza uma abordagem abrangente para classificar os mercados de valores mobiliários do mundo, adotando critérios quantitativos complementados por indicadores qualitativos, bem como as perspectivas de investidores internacionais.

Uma série de critérios que cobre um leque de fatores, incluindo requisitos macroeconômicos e estabilidade política, condições de liquidez e tamanho, acessibilidade do mercado e processos de investimento relacionados, fornece a base para uma análise aprofundada.
Coletar as opiniões de um amplo grupo de participantes do mercado e interagir com eles é essencial para o processo, visto que os investidores podem oferecer conhecimento direto das condições e características do mercado.
Uma proposta final, baseada numa análise e avaliação completa de todas as informações e comentários, é apresentada ao Comitê Mundial de Políticas de Renda Variável da S&P Dow Jones Indices, o qual toma a decisão final sobre as classificações dos mercados.
Os resultados deste processo geralmente são anunciados em outubro, ou assim que o ciclo de revisão concluir, no caso de avaliações ad hoc.
Para garantir a total transparência do processo, a S&P DJI publica e mantém uma lista de vigilância anual para possíveis reclassificações.

Desenvolvidos - 25
Emergentes - 23
De Fronteira - 32
Independentes - 9

A S&P DJI continuamente acompanha e realiza avaliações da acessibilidade de todos os mercados incluídos em seus índices, a fim de identificar possíveis problemas que poderiam afetar a sua replicabilidade. As medidas adotadas para mitigar quaisquer problemas identificados são sempre comunicadas com antecedência, mesmo que sejam adotadas fora do ciclo de revisão anual.


Classificação de Países

Os países devem atender a certos critérios iniciais para serem considerados como desenvolvidos ou emergentes. Os mercados que não cumprirem tais critérios, mas que atenderem aos requisitos mínimos, serão elegíveis para ser classificados como de fronteira.


Mudanças na Classificação dos Mercados