NOVA YORK, 21 DE MAIO DE 2019: A S&P Dow Jones Indices (“S&P DJI”), o principal provedor de índices no mundo, anunciou hoje as adições mais recentes à sua família global de índices focados em fatores ambientais, sociais e de governança corporativa (ESG, pela sigla em inglês). Com base em duas décadas de inovação em índices ESG, este novo conjunto de índices fornece perfis de desempenho em linha com vários índices principais, incluindo o S&P Global 1200, o Europe 350, o S&P/ASX 200 e o S&P Japan 500.
Estes novos índices também incluem versões ESG de reconhecidos benchmarks de ações large cap e mid cap calculados pela S&P DJI para diversos países e regiões de América, Europa, Oriente Médio e África (EMEA) e Ásia-Pacífico (APAC). Estes índices utilizam pontuações ESG avançadas e dados granulares que sustentam a metodologia para a inclusão e exclusão de empresas.
“Estamos entusiasmados em apresentar este novo conjunto de índices ESG após o lançamento do S&P 500 ESG Index e das Pontuações ESG em abril”, indicou Alex Matturri, CEO da S&P Dow Jones Indices. “Como empresa, estamos trabalhando no desenvolvimento de um portfólio de produtos que permitam analisar os nvestimentos desde a perspectiva dos critérios ESG, acrescentando novos níveis de informações para os nossos clientes. Este novo conjunto de índices proporciona uma ferramenta de investimento para os participantes do mercado que vai em linha com os seus valores e oferece um perfil de retorno consistente com benchmarks principais amplamente acompanhados durante anos”.
As Pontuações ESG da S&P DJI servem como base para as etapas de elegibilidade e seleção de componentes dos índices. Estas pontuações são supervisionadas pela equipe de governança da S&P DJI e calculadas por SAM, a unidade de RobecoSAM especializada na geração de dados ESG. As Pontuações ESG da S&P DJI também estão disponíveis para os investidores como ferramenta independente para uma ampla variedade de objetivos de pesquisa e investimento.
Estes índices ESG globais utilizam critérios de elegibilidade com base em pontuações ESG das empresas, suas atividades comerciais e os princípios do Pacto Global das Nações Unidas (UNGC). Os índices excluem empresas que produzem tabaco e que têm vendas de tabaco ou de produtos e serviços relacionados ao tabaco que representam mais de 10% de suas receitas. Estes índices também excluem empresas que estão diretamente envolvidas na indústria de armas controversas ou que têm uma participação igual ou superior a 25% numa empresa desta indústria. Também são excluídas as empresas que não cumpram o UNGC ou que tenham uma baixa pontuação conforme este pacto, bem como aquelas companhias situadas no patamar inferior (25%) do seu grupo industrial do Padrão Global de Classificação Industrial (GICS) conforme as pontuações ESG da S&P DJI. O resultado final é um índice ESG com um perfil de risco/retorno semelhante ao dos seus índices de
referência principais em diferentes países e regiões, apesar das diferentes exclusões exigidas pela metodologia.