NOVA YORK, 27 de fevereiro de 2024: A S&P Dow Jones Indices, o maior provedor de índices do mundo, anunciou hoje o lançamento dos Índices de Biodiversidade da S&P DJI, que se somam à gama de ferramentas de medição de desempenho com base na sustentabilidade que a S&P DJI oferece a gestores de ativos e outras entidades financeiras.
Os dois índices recém-criados, o S&P 500 Biodiversity Index e o S&P Global LargeMidCap Biodiversity Index, medem o desempenho de um subconjunto de valores de renda variável pertencentes aos índices S&P 500 e S&P Global LargeMidCap. A fim de desenvolver as versões com foco em biodiversidade desses benchmarks subjacentes do mercado de ações, os componentes dos índices S&P 500 e S&P Global LargeMidCap são selecionados e ponderados para refletir o seu alinhamento com determinados objetivos ambientais e de biodiversidade.
"A abordagem da S&P Dow Jones Indices em relação à criação de índices reflete uma visão holística do vasto ecossistema da sustentabilidade, e a biodiversidade é uma parte importante dessa equação", disse Jas Duhra, Diretora Mundial de Índices de Sustentabilidade da S&P DJI. "Os Índices de Biodiversidade da S&P DJI foram criados para ajudar a oferecer insights adicionais aos nossos clientes e participantes do mercado que buscam medir, analisar e entender melhor o impacto de seus investimentos sobre o mundo natural e apoiar as suas metas de criar um cenário de investimentos mais resiliente e ecologicamente consciente".
Para fundamentar a avaliação e a seleção de componentes para os índices S&P 500 Biodiversity e S&P Global LargeMidCap Biodiversity, a S&P DJI utilizou o conjunto de dados "Nature & Biodiversity Risk" da S&P Global Sustainable1, que avalia os impactos e dependências relacionados à natureza nas operações diretas de uma empresa e pode ser aplicado em nível de ativos, empresas e portfólios.
"As pesquisas da S&P Global Sustainable1 demonstram que 85% das maiores empresas do mundo têm uma dependência significativa da natureza e da biodiversidade", disse Steven Bullock, Diretor Global de Pesquisa e Metodologia da S&P Global Sustainable1. "Por isso, o acesso a dados, insights e análises com foco na natureza e na biodiversidade é essencial para apoiar os participantes do mercado na compreensão, gerenciamento e mitigação da exposição a riscos e impactos relacionados à natureza".
Os Índices de Biodiversidade da S&P DJI oferecem aos participantes do mercado uma solução única de medição do desempenho que integra a biodiversidade, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) e conjuntos de dados de emissões de carbono a fim de se alinhar com as metas definidas pela Conferência de Biodiversidade da ONU (COP15). Dessa forma, os componentes dos índices são selecionados e ponderados para refletir uma redução coletiva da intensidade do impacto sobre o ecossistema, limitar a proporção do impacto sobre o ecossistema a terras significativas, se alinhar com ODS específicos da ONU e reduzir a pegada de carbono em relação aos componentes dos índices subjacentes.