SÃO PAULO, 8 DE SETEMBRO DE 2020: A S&P Dow Jones Indices (“S&P DJI”), o maior provedor de índices do mundo, e B3 . – Brasil, Bolsa, Balcão, a maior bolsa de valores da América Latina, anunciaram hoje a estréia do Índice S&P/B3 Brasil ESG, a mais recente adição à crescente família de índices ESG globais da S&P DJI, baseados em alguns dos índices de referência para regiões e países mais acompahados no mundo.
O índice utiliza critérios de seleção baseados em regras, que têm por base princípios ESG pertinentes, para selecionar e ponderar seus componentes do S&P Brazil BMI (índice amplo de mercado) que estão listados localmente na B3. O objetivo é dar aos investidores uma exposição central ao mercado brasileiro de valores e ao mesmo tempo proporcionar um impulso significativo no desempenho de acordo com pontuações ESG.
“No último ano, ESG se converteu em tendência principal no mundo dos investimentos à medida que os participantes do mercado enxergam cada vez mais a importância e relevância dos índices que incorporam dados e princípios de sustentabilidade”, disse Reid Steadman, Diretor Geral e Diretor Mundial de Índices ESG na S&P DJI. “Nós desenvolvemos o Índice S&P/B3 Brasil ESG com o objetivo de permitir que esses investidores atinjam suas metas de investimento ESG e, ao mesmo tempo, alcancem um desempenho amplamente alinhado com o mercado. Estamos entusiasmados emtrabalhar com a B3 para lançar esta estratégia no mercado brasileiro”.
“Em um momento em que os critérios ESG estão se tornando cada vez mais relevantes para os investidores em todo o mundo, a B3 está lançando um novo índice para acrescentar à sua carteira de benchmarks sustentáveis e oferecer aos investidores mais uma alternativa neste segmento”, disse Gleice Donini, Diretor de Sustentabilidade da B3.
Metodologia do índice
O Índice S&P/B3 Brasil ESG começa com o universo de empresas que negociam ativamente na B3 como listagens locais e que fazem parte do S&P Brazil BMI, o mais amplo índice calculado para um país pela S&P DJI e que representa o mercado brasileiro de valores. São excluídas do índice as empresas envolvidas em armas controversas, tabaco, carvão térmico e empresas com pontuações desqualificadoras segundo o Pacto Global das Nações Unidas (UNGC, pela sigla em inglês).
Logo depois, as restantes empresas elegíveis são ponderadas no índice pela sua pontuação ESG da
S&P DJI resultante da Avaliação de Sustentabilidade Corporativa (CSA). As empresas sem pontuação
ESG da S&P DJI são excluídas do índice.