O QUE É VALOR?
As lições fundacionais de Graham e Dodd fornecem uma receita para os participantes do mercado analisarem as ações conforme um quadro de valorização e compreenderem o baixo custo relativo das ações. Este quadro tem sido utilizado ao longo dos anos e muitos o têm adaptado ou ajustado conforme seus estilos ou opiniões de investimento.
No seu nível mais básico, o objetivo de investir em ações de valor é comprar ações que são negociadas com desconto em relação aos seus pares (conforme informações financeiras das companhias), mas que apresentam um potencial de valorização. A forma de se medir o baixo custo relativo e determinar que parte de uma carteira investir em ações “baratas” são elementos cruciais ao analisar o fator de valor.
Usando medições financeiras das companhias, os índices S&P Enhanced Value procuram medir ações com valorizações atrativas segundo três medidas fundamentais.
1) Relação preço/lucro: Calculada como as vendas por ação de uma empresa durante os últimos 12 meses, divididas pelo preço da ação. Usamos esta medição, que é chave na valorização de uma companhia, para identificar empresas com lucros que possam não estar refletidos na cotação das suas ações em comparação com outras companhias.
2) Preço sobre valor patrimonial: Calculado como o valor patrimonial por ação mais recente de uma empresa, dividido pelo preço da sua ação. Esta métrica é crucial para compreender que parte dos ativos de uma companhia tem seu preço incorporado nas ações da empresa.
3) Relação preço/vendas: Calculada como as vendas por ação de uma empresa durante os últimos 12 meses, divididas pelo preço da sua ação. Esta métrica é usada para identificar empresas sem lucros consistentes, mas que ainda assim mantêm um crescimento forte das suas vendas em relação à valorização do preço das suas ações.
Estas três medições foram selecionadas para identificar as ações com o maior potencial de valorização em relação à sua cotação. É calculada uma pontuação z ajustada pelo risco para cada ação dentro do índice subjacente e para cada métrica. Logo depois, obtém-se uma média simples das três pontuações z