NESTA LISTA

Acompanhando ações Small Cap de qualidade no Brasil

O benchmark que mudou o mundo: Comemorando 20 anos dos Dow Jones Sustainability Indices

Considerações ESG para os fundos de pensão brasileiros

Procurando proteção contra a volatilidade através dos índices

Valor: Guia para o investidor

Acompanhando ações Small Cap de qualidade no Brasil

Quando se trata das ações Small Cap, a rentabilidade importa. Nos últimos 25 anos, o índice S&P SmallCap 600® teve melhor desempenho que o Russell 2000, numa média anual de quase 1,7%. Uma condição chave para este bom desempenho foi o viés de qualidade decorrente da remoção do filtro de rentabilidade incorporado no índice. O que acontece quando esta mesma metodologia é aplicada a Small Caps em outros mercados?

1. Quais são as características das ações Small Cap e como elas têm sido utilizadas tradicionalmente pelos investidores?
Uma caraterística importante das Small Caps é que elas são consideradas ações de crescimento, porque são empresas que possuem um maior potencial para crescer. Historicamente, estas ações têm um desempenho superior às ações Large Cap no longo prazo. Há estudos que demonstram que as ações com boa valorização de preço e boas perspectivas de crescimento tendem a apresentar um desempenho superior. Além disso, as Small Caps têm normalmente um foco mais doméstico e, portanto, fornecem uma indicação mais clara sobre o crescimento econômico do Brasil. Vale ressaltar ainda que, em mercados menores como na América Latina, os índices Small Cap podem ajudar a desenvolver o mercado em geral, oferecendo aos investidores exposição para as ações de menor tamanho, o que ajuda na criação de mais demanda por investimentos diretos ou indiretos, quer através de ações ou de estratégias que acompanhem o desempenho de índices Small Cap.
2. O Índice S&P/B3 SmallCap Select faz parte de uma série de índices mais ampla, a série S&P Global SmallCap Select. Esses índices acompanham que tipo de ações Small Cap?
Podemos definir Small Cap por um critério de tamanho fixo ou de uma faixa de tamanho relativo, que é o critério que utilizamos no Brasil. Começamos com uma visão ampla do mercado através do nosso índice para o país que considera todas as ações brasileiras negociadas na B3 que atendem aos critérios mínimos de tamanho e liquidez. Em seguida, separamos essas ações de acordo com a sua capitalização de mercado total e utilizamos a ponderação acumulada da capitalização de mercado ajustada ao free float para fazer a segmentação seguindo uma distribuição de 70%, 15% e 15%. O patamar superior de 70% representa as ações Large Cap, o patamar seguinte de 15% representa as ações Mid Cap e as ações Small Cap representam o patamar inferior de 15%.

pdf-icon PD F Baixar artigo completo


Processando ...