Entender os gastos ou consumo futuros que a poupança de um investidor poderá financiar é fundamental na hora de planejar a aposentadoria. Conforme discutido na primeira parte, a série de índices S&P STRIDE pode ajudar a estimar o fluxo de renda anual disponível para a aposentadoria utilizando o conceito de “passivo generalizado de renda para a aposentadoria” ou “GRIL” (confira a primeira parte para mais detalhes). Outro fator importante no planejamento da aposentadoria é escolher a solução de investimento apropriada.
Uma solução de investimento que incorpore o objetivo de renda para a aposentadoria deveria estar focada em reduzir a volatilidade da relação entre o saldo da conta e o custo da renda, diminuindo deste modo a incerteza no cálculo da renda. Do ponto de vista das estratégias de investimento, isso implica criar uma solução que acompanhe os custos de renda a fim do saldo da conta se mover juntamente com eles. Este tipo de estratégia é conhecido como investimento orientado por metas e passivos ou “LDI” e tem sido utilizado há bastante tempo em planos de benefício definido para alinhar ativos com passivos.
Como já foi explicado na primeira parte, os dois riscos principais que afetam o saldo da conta e o custo da renda são as taxas de juros e a inflação. A série de índices S&P STRIDE aponta para datas de aposentadoria a partir de 2005 (aposentados atuais) até 2060, de cinco em cinco anos. Cada índice inclui um componente LDI: títulos de renda fixa protegidos contra a inflação com uma duração média correspondente ao calendário estimado dos fluxos de caixa para datas de aposentadoria específicas. Esta abordagem fornece uma gestão mais abrangente dos riscos que aumentam a incerteza a respeito da renda futura.