NESTA LISTA

Quanto custará a minha aposentadoria? Primeira parte

A América Latina deseja a vocês feliz Ano Novo

Quanto custará a minha aposentadoria? Primeira parte

Saber com certeza os gastos ou consumo futuros que a poupança de um investidor poderá financiar é fundamental na hora de planejar a aposentadoria. Estar preparado e informado para a aposentadoria pode melhorar as escolhas de investimentos, bem como as decisões a respeito do nível de poupança necessário e o orçamento de gastos uma vez aposentado. O primeiro passo para resolver estas dificuldades é entender quanto custa gerar a renda desejada para a aposentadoria.

Uma forma de visualizar a renda da aposentadoria é como uma série de fluxos de caixa que financiam o consumo de uma pessoa aposentada (“os passivos de renda da aposentadoria”). O objetivo dos investidores é financiar estes fluxos por meio de poupanças atuais e futuras. Cada um desses fluxos de caixa tem um preço conhecido a partir da curva de rendimento atual das obrigações. Por exemplo, a taxa de juros de um título do Tesouro dos EUA de cupom zero com vencimento a 10 anos pode ser utilizada para inferir o valor presente de um fluxo de caixa em 10 anos a partir de agora.

Esta abordagem sugere dois riscos principais que aumentam a incerteza sobre o grau em que as poupanças atuais podem suportar os passivos da aposentadoria. O primeiro, os custos dos passivos podem mudar, considerando que o valor presente dos fluxos de caixa futuros depende das taxas de juros. Por exemplo, se as taxas de juros subissem, os custos dos passivos diminuiriam e vice-versa. Além disso, o consumo durante a aposentadoria provavelmente será em bens e serviços cujo valor aumenta junto com a inflação. Uma inflação mais elevada significa que o dinheiro economizado hoje não têm o mesmo poder de compra no futuro.

A S&P Shift To Retirement Income and Decumulation (STRIDE) Index Series, pode ajudar a reduzir a incerteza. A série de índices STRIDE estabelece um objetivo de US$ 1 de renda ajustada pela inflação durante 25 anos, também conhecido como o passivo generalizado de renda para a aposentadoria ou “GRIL”, pela sigla em inglês. Esta definição assume uma expectativa de vida de 20 anos a partir da idade de 65 anos, mais uma extensão de cinco anos que leva em conta a incerteza sobre a expectativa de vida. Mediante taxas de juros reais obtidas dos títulos de proteção contra a inflação do Tesouro disponíveis (conhecidos como TIPS, pela sigla em inglês), a S&P DJI desconta cada US$ 1 futuro e os adiciona para calcular o valor presente do GRIL

pdf-icon PD F Baixar artigo completo


Processando ...