Este artigo foi publicado em inglês no blog de Indexology® em 2 de junho de 2025.
Muito antes que Warren Buffett popularizasse o termo “fosso econômico” em sua “Carta aos acionistas da Berkshire Hathaway” de 1986, os investidores experientes já procuravam zelosamente empresas com vantagens competitivas sustentáveis. Em 15 de abril de 2024, a S&P Dow Jones Indices (“S&P DJI”) realizou um lançamento pioneiro ao aplicar uma abordagem puramente sistemática para identificar e acompanhar empresas que possuem essa característica.
Desde seu lançamento, o S&P 500® Economic Moat Index teve uma estreia sólida, ganhando do S&P 500 no seu período ao vivo e no acumulado do ano 2025. Além disso, forneceu proteção contra as quedas em comparação com o benchmark. Para comemorar o aniversário de um ano do índice, este blog analisará seu desempenho de curto e longo prazo, avaliará suas características defensivas durante rebaixamentos históricos e destacará sua rentabilidade atual. Para aqueles interessados em se aprofundar na metodologia do índice, suas características e seu desempenho, nossa equipe publicou um artigo depois do lançamento do índice o ano passado.
Comparação de desempenho
O quadro 1 mostra que o S&P 500 Economic Moat Index ganhou do S&P 500 no período de um ano desde seu lançamento (15 de abril de 2024 até 15 de abril de 2025) e no acumulado do ano de 2025. Adicionalmente, ele ganhou do The 500™ durante os dois rebaixamentos mais significativos no seu período ao vivo: a venda massiva de ações tecnológicas no terceiro trimestre de 2024 e a queda relacionada às tarifas no começo de 2025.
O quadro 2 destaca o notável desempenho superior que o S&P 500 Economic Moat Index obteve tanto nos retornos ajustados pelo risco quanto os absolutos durante o longo prazo em comparação com o The 500. O índice não apenas superou o S&P 500 em matéria absoluta em todos os períodos, mas também apresentou uma volatilidade menor e uma captura dos movimentos de queda de 88,55.