Este artigo foi publicado em inglês no blog de Indexology® em 10 de outubro de 2024.
Após os mercados globais de renda fixa e variável se dispararem em 2023, este ano começou em terreno mais instável, com valorizações mais ajustadas, dispersão em alta e aproximadamente a metade da população global perante resultados eleitorais incertos. Entre outras predições, muitas pessoas concluíram que a gestão ativa estava pronta para brilhar em 2024.
O desempenho dos fundos de gestão ativa é avaliado nos scorecards SPIVA regulares da S&P Dow Jones Indices e os resultados do primeiro semestre agora estão disponíveis em um relatório global único. Em duas das maiores categorias de fundos, Renda variável global e dos EUA, parece que a espera pelo tão prometido “mercado para os selecionadores de ações” continua.
É preciso reconhecer que os mercados de ações não facilitaram a seleção de ações no primeiro semestre de 2024: um percentual surpreendente de 75% e 72% dos componentes do S&P 500® e S&P World Index, respectivamente, tiveram um retorno inferior aos índices. Os gestores de fundos ativos que operam nesses mercados não tiveram um desempenho muito melhor. O quadro 1 mostra o percentual de fundos de renda variável que perdeu para o benchmark nas duas categorias. Embora os fundos domiciliados nos EUA quase tenham conseguido mudar a história, a maioria dos fundos de gestão ativa em ambas as categorias teve desempenho inferior ao benchmark.