Este artigo foi publicado em inglês no blog de Indexology® em 13 de setembro de 2024.
À medida que nos aproximamos ao último trimestre de 2024, os mercados de renda fixa estão avaliando o que fizeram e o que está por vir. Os mercados esperam que, antes do final do ano, ocorra uma mudança altamente antecipada na política monetária que marcaria um ponto de inflexão em um dos ciclos de altas das taxas de juros mais agressivos já vistos nos EUA. Até agora, a maioria dos segmentos de renda fixa resistiram a volatilidade no mercado de taxas, com um desempenho variado no acumulado do ano (YTD). Embora “mais alto por mais tempo” atualmente pareça “mais alto por não muito mais tempo”, os rendimentos historicamente elevados dos ativos de renda fixa continuam por enquanto.
Os livros sobre finanças nos lembram do papel tradicional da renda fixa em um portfólio típico. Em primeiro lugar, a renda fixa fornece diversificação quanto às outras classes de ativos, como as ações. Em segundo lugar, ela proporciona uma fonte de preservação de capital, pois se espera que o valor principal seja devolvido em uma data de vencimento programada. E, em terceiro lugar, como está implícito no nome “renda fixa”, há uma expectativa de renda previsível associada aos títulos por meio de um cupom fixo. Esta previsibilidade ou natureza “fixa” pode ser importante para os investidores ao planejarem suas necessidades de receitas no futuro. Como os rendimentos de renda fixa são prospectivos, é importante salientar os níveis historicamente altos de rendimentos na maioria das áreas de renda fixa, especialmente à medida que nos aproximamos de um possível giro na política de taxas.
O panorama do ambiente anterior ao ciclo de altas das taxas de juros do Fed, que começou em 2022, demonstra que os rendimentos, conforme medido pelo nosso amplo leque de índices de renda fixa, se encontravam em alguns dos seus níveis mais baixos em décadas, o que é um lembrete da renda potencial associada a um regime de taxas baixas. O contexto atual não apenas oferece alguns dos rendimentos mais altos em décadas, mas também um cenário mais convergente em todo o segmento de renda fixa, no qual as diferenças entre as classes de ativos são menores do que no passado.
Embora os rendimentos da renda fixa estejam muito interrelacionados com o nível das taxas overnight, conforme determinado pelo Federal Reserve dos EUA, vale a pena observar o momento e a natureza dessa relação ao longo do tempo. O rendimento do Tesouro dos EUA, medido pelo iBoxx USD Treasuries Index, tem se movido historicamente em estreita consonância com a taxa diária dos fundos do Fed. Este rendimento também reagiu simultaneamente com o anúncio de uma mudança na taxa de juros do Fed, e muitas vezes antes dele. Os rendimentos dos títulos com grau de investimento dos EUA, medidos pelo iBoxx USD Investment Grade Index, tem um comportamento semelhante, porém, considerando o componente de crédito, há fatores adicionais que impulsionam os seus movimentos.