A S&P Global Ratings tem o compromisso de oferecer transparência ao mercado por meio de opiniões independentes de alta qualidade sobre qualidade creditícia. A proteção da qualidade, independência e integridade de nossos ratings, inclusive por meio da identificação e do gerenciamento de potenciais conflitos de interesse, faz parte de nossa cultura e constitui o pilar de tudo o que fazemos.
Motivados pelas lições aprendidas com a crise financeira e novas regulamentações, como aquelas decorrentes da Lei Dodd-Frank de Reforma de Wall Street e de Proteção a Consumidores, investimos amplamente para promover a qualidade, transparência e integridade de nossos ratings. Tornamo-nos uma organização mais forte.
Resumimos a seguir algumas das mudanças dos últimos dez anos.
Qualidade e transparência dos ratings
- Aprimoramos nossos critérios e processos de desenvolvimento de modelos. Nossos critérios passam por revisão e validação independentes antes de serem aprovados para uso pelo nosso conselho de administração nos EUA. Nossa equipe de validação também revisa e testa periodicamente critérios e modelos existentes.
- Publicamos todos os nossos critérios em nosso site gratuitamente. Temos um processo formal para receber e considerar comentários de investidores e outros participantes do mercado sobre nossos critérios propostos e em uso.
- Exigimos treinamento analítico e certificações obrigatórias.
- Criamos comitês multifuncionais de condições de crédito, compostos de economistas e analistas seniores em todo o mundo. Os comitês analisam a evolução do mercado e os desdobramentos macroeconômicos e publicam comentários sobre seus impactos no crédito.
- Nossos ratings passam pela revisão formal dos analistas pelo menos uma vez por ano. Os ratings também podem ser revisados por nossa função independente de Ratings Risk Review para controle de qualidade.
- Nossos estudos de default e transição publicados anualmente mostram o desempenho de nossos ratings ao longo do tempo. Também ampliamos as informações que publicamos em relação a cada rating.
Gerenciamento de potenciais conflitos de interesse
- Segregamos completamente as atividades comerciais e analíticas. OS analistas não podem se envolver em atividades de vendas ou marketing, a equipe comercial não pode se envolver em atividades de rating de crédito, e as comunicações entre a equipe comercial e analítica são restritas e, em muitos casos, monitoradas pelo nosso departamento de Compliance. Por exemplo, um analista pode não saber dos aspectos comerciais de uma transação.
- A remuneração dos analistas não depende do volume de ratings que eles produzem ou do rating atribuído.
- Para cada decisão de rating tomada por um comitê de rating, os analistas devem divulgar qualquer conflito. Também restringimos os analistas de deter investimentos nos setores que avaliam e monitoramos suas participações.
- Periodicamente, realizamos uma rotatividade dos analistas designados para um emissor específico e realizamos revisões retrospectivas (look-back reviews) do trabalho realizado caso um analista nos deixe para trabalhar para um emissor.
Compliance e controles internos
- Além de aprimorar nossas diversas políticas e procedimentos, criamos um departamento de Compliance com aproximadamente 80 funcionários em todo o mundo. Incorporamos diretores de Compliance em nossas práticas de rating para antecipar-se a, identificar e abordar possíveis questões. Entre outras atividades, o Compliance fornece treinamento, monitora o cumprimento de regulações e nossas políticas, e reporta questões significativas a nossos reguladores.
- Reforçamos nossa abordagem para identificar, prevenir e gerenciar riscos. Nossas funções de Ratings Risk Review e Auditoria Interna fornecem supervisão independente.
- Estabelecemos uma estrutura de controles internos com pessoal especializado para fortalecer a governança e o accountability. Apresentamos um relatório anual de avaliação da administração à SEC sobre a eficácia da nossa estrutura de controles internos em relação ao cumprimento de nossas políticas, procedimentos e metodologias para determinar os ratings.
Supervisão regulatória
- Estamos sujeitos a uma rigorosa supervisão regulatória em mais de 20 países. Cada regulador supervisiona nossa situação de conformidade com as regulações de suas respectivas agências de rating de crédito. Assuntos regulatórios comuns incluem a mitigação, gestão e divulgação de conflitos de interesse.
- Nos EUA, o Congresso ordenou que a SEC criasse um Departamento de Rating de Crédito. O Departamento realiza auditorias presenciais pelo menos uma vez por ano e monitora as atividades das agências de rating ao longo do ano. A auditoria examina como gerenciamos conflitos de interesse e se seguimos nossas políticas, procedimentos e metodologias. A SEC resume os resultados do exame em um relatório público anual e envia um relatório público anual sobre as agências de rating ao Congresso.
Dúvidas?
A S&P Global Ratings tem o compromisso de proporcionar uma melhor compreensão pública de nossos processos de rating e das medidas que tomamos para melhorar a qualidade dos ratings e gerenciar conflitos de interesse. Valorizamos o escrutínio diário de nossos ratings publicados e metodologias por parte dos reguladores, do meio acadêmico, da mídia e de todos os setores dos mercados de capitais. Caso tenha dúvidas sobre esses tópicos, entre em contato conosco: https://www.spglobal.com/ratings/en/contact-us/index.